HomeDicasSeguro desemprego pode contar com MAIS PARCELAS: veja como aqui

Seguro desemprego pode contar com MAIS PARCELAS: veja como aqui

Se você é um funcionário CLT você sabe que existe o risco de ser demitido a qualquer momento. Mesmo que seja um emprego estável, quando surge esta situação o seguro desemprego é um dos direitos mais importantes de assalariados.

Porém, no caso dos idosos, principalmente aqueles com mais de 50 anos, não é tão fácil conseguir novas oportunidades no mercado de trabalho. Por isso, está em discussão um projeto de lei que prevê o aumento do seguro desemprego para essas pessoas. Saiba mais a seguir!

O número de parcelas do seguro desemprego aumentou?

O Projeto de lei 2.761/22, ainda em votação no congresso, propõe aumentar de 5 para 8 o número de alíquotas do seguro desemprego. No entanto, isso só pode acontecer em casos de demissão sem justa causa de assalariados com mais de 50 anos.

Leia em seguida: Novidade: Governo vai lançar programa para brasileiros quitarem dívidas; então saiba como vai funcionar

Ou seja, para o restante, o número de parcelas permanece o mesmo, praticado hoje, exigindo o pagamento de 3 a 5 depósitos. Para determinar o valor exato e o número de parcelas, necessário avaliar os meses trabalhados até o momento do desligamento.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp

Além disso, de acordo com o texto da proposta, além do limite de idade, exigida a comprovação de no mínimo 24 meses de trabalho na empresa para ter direito às 8 parcelas de desligamento.

Leia em seguida: Dá para resgatar o FGTS online, sem sair de casa; veja como

Como funciona a proposta de aumento do seguro desemprego?

Segundo informações da agência Câmara, a proposta elaborada pelo deputado Bira do Pindaré (PSB-MA) junto com outros oito parlamentares.

Leia em seguida: Lula vai continuar pagamento do vale-gás? Veja aqui

A ideia é diminuir o impacto das demissões nos idosos. O seguro desemprego pode ajudar os assalariados a se qualificar e continuarem pagando as contribuições previdenciárias, reflete o deputado.

Na prática isso significar alterar a lei 7.998/90, que regulamenta o regime do seguro desemprego. No entanto, isso só possível caso o texto fosse aprovado tanto pela câmara quanto pelo Senado, e só então recebia sanção presidencial.

Leia em seguida: Oficial: Novo Bolsa Família publicado no Diário Oficial; então veja o valor e as regras

O projeto está atualmente aguardando revisão pela Comissão de Trabalho, Governo e Serviço Público. Finanças e impostos, constituição, justiça e cidadania.

Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Então clique no link e saiba mais.

Seguro desemprego pode contar com MAIS PARCELAS: veja como aqui. ( Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus:

Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.

Fonte: João Financeira.