HomeFinanceiro13° Salário: Governo informa datas de pagamento através de Decreto

13° Salário: Governo informa datas de pagamento através de Decreto

13° Salário: Governo informa datas de pagamento através de Decreto

Será pago agora em 2022, o abono do 13° salário, aos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), sendo que, o Governo Federal, já disponibilizou o calendário com as respectivas datas de pagamento, com definição do repasse da 1ª e 2ª parcela.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp

O 13° salário, foi antecipado nos últimos dois anos para os beneficiários do INSS, visando os ajudar no momento de extrema dificuldade financeira, devido à pandemia da Covid-19, enfrentada pela população brasileira. Contudo, ainda não há confirmação de que a antecipação do abono, será feita também neste ano.

Isso porque, mesmo com o aumento do número de casos de infectados, não foi levado em consideração como uma nova onda, o que poderia ser uma indução, para que o abono fosse pago o quanto antes, aos aposentados e pensionistas do INSS, que aguardam ansiosamente por este extra.

Nesse sentido, o repasse deverá seguir o que estabelece o Decreto de n.º 10.410 de 2020, que definiu novas regras que devem ser observadas pelo INSS, em relação ao cronograma de pagamentos do 13° salário. Assim, a primeira parcela será paga no mês de agosto, já a segunda parcela, no mês de novembro deste ano.

O valor das parcelas do 13° salário, será correspondente a 50% do valor do benefício de cada segurado, sendo que, receberão o repasse, conforme o calendário de pagamentos, que segue de acordo com o número final do benefício. O pagamento adiantado, vinha sendo feito desde 2006, dependendo de um decreto advindo da Presidência da República, mas a partir de 2020, não há mais essa obrigatoriedade.

Leia mais: Prova de vida: Procedimento obrigatório em janeiro!

Veja abaixo, o calendário de pagamentos, do 13° salário do INSS, programado para 2022:

Fonte: Arte João Financeira TV.

Vale lembrar, que não é somente aposentados e pensionistas do INSS, que possuem direito de receber o 13° salário, os beneficiários de salário-maternidade, auxílio-reclusão, auxílio-acidente e auxílio-doença, também são contemplados.

Há grande expectativa, para que a antecipação do abono ocorra, isso porque, 2022 é um ano eleitoral, e a temática, deverá ganhar uma grande pressão, por parte de políticos e partidos.

Leia mais: Reajuste no salário dos aposentados e pensionistas para 2022!

Se você gostou das informações sobre o 13° Salário do INSS, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.

CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM!

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!