HomeDESTAQUEUber precisa pagar direitos trabalhistas? Entenda o que a Justiça do Trabalho...

Uber precisa pagar direitos trabalhistas? Entenda o que a Justiça do Trabalho decidiu

ATENÇÃO MOTORISTAS! A Justiça do Trabalho determinou que a empresa Uber precisa pagar direitos trabalhistas de R$ 10 mil a motorista!

Leia em seguida: Lula quer acabar com as dívidas! Veja o Desenrola Brasil!

Uber precisa pagar direitos trabalhistas?

A 14ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região reconheceu durante essa semana o vínculo entre um motorista e a Uber Brasil!

Foi entendido que o fim do contrato deve seguir os critérios da lei trabalhista do Brasil. A decisão está obrigando a empresa a pagar os direitos trabalhistas no caso de demissão sem justa causa!

O desembargador Francisco Ferreira Jorge Neto observou que o motorista prestou serviços a esse aplicativo durante cinco anos para a companhia de forma contínua, o que caracteriza a frequência de trabalho do homem!

Nesse aspecto, foi considerado também outras formas de controle de habitualidade, como por exemplo a estipulação de metas a serem cumpridas sob pena de saida da plataforma.

Leia em seguida: Onde posso verificar o resultado dos jogos lotéricos online? Confira

Qual foi a decisão do TRT?

O relatório reconheceu que no momento em que existe a subordinação entre a empresa e o motorista, considerando que a recusa de chamadas por corridas resulta em sanções ao profissional.

Na visão do desembargador Francisco Ferreira Jorge Neto, merece atenção a estruturação do algoritmo da Uber, que vem impondo o condutor a forma de execução do trabalho.

Essa decisão determina que a empresa Uber pague verbas típicas de um contrato regido por meio do CLT. Além de ser obrigado a quitar despesas por dispensa sem justa causa!

Além disso a Justiça ainda determinou que a empresa deve reconhecer o vínculo empregatício assinando a CLT do trabalhador e forneça toda a documentação e comunicação necessária para habilitação no seguro desemprego.

A empresa Uber além de tudo o que foi dito anteriormente, vai ter que pagar uma indenização de R$ 10 mil reais por danos morais pelo rompimento abrupto do vínculo, sem haver uma comunicação prévia e pagamento de verbas rescisórias, o que seria, segundo o acórdão, uma afronta ao meio de subsistência do funcionário.

Gostou das informações sobre o caso da empresa Uber precisa pagar direitos trabalhistas para os ex-funcionários? Então acompanhe as dicas a seguir para não perder nenhuma novidade aqui no Blog Jornal Financeiro:

Leia em seguida: Pensão alimentícia: quem recebeu nos últimos 5 anos pode ter dinheiro a receber da Receita Federal

Dica Bônus

Receba as nossas informações e dicas diariamente de forma 100% gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as nossas novas informações de forma rápida e sem precisar ter que ler as notícias:

Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.

Leia em seguida: Lei garante novo aumento de margem para os aposentados; Valores anunciados

Confira em seguida:

URGENTE: Bancos LIBERAM NOVA LINHA de CRÉDITO – QUEM TEM DIREITO a essa BOLADA DE DINHEIRO BPC Loas (Fonte: João Financeira TV)