HomeSem categoriaDinheiro no bolso: Veja o que mudou nas regras de consignados do...

Dinheiro no bolso: Veja o que mudou nas regras de consignados do INSS

A Medida Provisória 1106/2022 foi transformada na Lei 14.431/2022, alterando as regras consignado INSS. Afinal, ela aumentou a margem de crédito e também extinguiu as 9 linhas de crédito existentes. 

Com as alterações previstas em lei, os segurados do INSS podem fazer empréstimo consignado com uma margem maior, 45%. Até o momento, sabe-se que a Dataprev liberou 15 linhas de crédito. Afinal, pretende-se aumentar no futuro. 

Regras consignado INSS: saiba como funciona?

Uma das mudanças nas regras consignado INSS é a liberação de 15 linhas de crédito para contratação. Portanto, aposentados, pensionistas e beneficiários BPC poderão usá-las da seguinte forma:

  • 13 linhas para contrato de empréstimo consignado;
  • 2 linhas para cartão consignado.

Leia mais: Abono Extra libera SALÁRIO EM DOBRO em Novembro; Confira

Novas regras consignado INSS (Fonte: Edição / João Financeira TV)

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp

Consulte as linhas de crédito 

A consulta das linhas de crédito existentes podem ser feitas pelo extrato de empréstimo consignado. Portanto, o beneficiário fará essa verificação no aplicativo Meu INSS ou site oficial. Basta inserir o CPF e a senha cadastrada. 

Leia mais: Lula define novo salário mínimo para 2023; Confira

Ao entrar na plataforma, aparecerá na tela inicial a informação “Extrato de Empréstimo“. Portanto, clique nessa opção e siga as instruções. 

Não parece imediatamente o número de contratos realizados. Porém, você consegue visualizar quais já contratou e contar os  números de empréstimo que possui ativo.

Regras consignado INSS: saiba o que são as linhas de crédito 

Muitos não sabem, mas a quantidade de contratos que uma pessoa possui de empréstimos consignados é o que chamamos de linhas de crédito. Portanto, você pode realizar com uma ou mais instituições financeiras.

Antes do sancionamento da Lei 14.431, era permitido contratar apenas 9 linhas. Entretanto, com as mudanças nas regras consignado INSS, um beneficiário pode ter até 15 contratos ativos. 

Sendo assim, mesmo que houvesse margem disponível, se o segurado atingisse o limite, não há como realizar novos contratos. Porém, segundo a nova lei, essa regra não existe mais.

Leia mais: STF garante os seus direitos; Pode comemorar!

Então, hoje há mais possibilidades para contratar o empréstimo consignado. As novas regras consignado INSS deram essa possibilidade, mas que seja usada com sabedoria. Afinal, ninguém quer ficar com acúmulo de dívidas

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.