HomeAposentadoTrabalhou no exterior? Você pode ter direito a revisão de sua aposentadoria;...

Trabalhou no exterior? Você pode ter direito a revisão de sua aposentadoria; saiba mais

Você sabe o que é a revisão de aposentadoria? Imagine a hipótese da existência de novas leis, de normas que garantam que você possa ter direito a um valor maior na sua aposentadoria. Então, é aí que entra a revisão de aposentadoria.

No entanto, essa alternativa é ideal para quem está na etapa de concessão de benefício, porque não é nada agradável chegar na hora de receber valores e perceber que você não concorda com o cálculo feito pelo INSS.

Para entender melhor sobre a revisão de aposentadoria, leia o artigo a seguir.

O que é a revisão de aposentadoria do INSS?

Então, como o próprio nome diz, ela serve para reanalisar a aposentadoria que está sendo paga. Nesse sentido, vamos a um exemplo prático.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp

Imagine que você recebe uma aposentadoria no valor de R$ 2.000,00. No entanto, você observou, que após 3 meses recebendo a aposentadoria, que o INSS não incluiu, no cálculo de sua aposentadoria, 3 anos de atividade especial.

Ou seja, o valor da sua aposentadoria pode aumentar, assim, é possível fazer a revisão do INSS.

Leia em seguida: O que significa desvincular valor da aposentadoria da inflação? Entenda

Quem pode solicitar uma revisão de aposentadoria do INSS?

Em regra, qualquer beneficiário do INSS, que não concorde com algum parâmetro utilizado pelo INSS na concessão da aposentadoria, tem direito à Revisão de Aposentadoria do INSS.

No entanto, vale destacar que, a partir do primeiro dia do mês seguinte ao do recebimento da primeira prestação do benefício, a maioria das revisões possui o prazo de 10 anos. Ou seja, se o prazo for acima de 10 anos, você perderá o direito de entrar com um pedido de revisão.

Leia mais: Anunciada nova projeção de aumento no salário dos aposentados: Confira

E além disso, é possível também solicitar a revisão de beneficiários que se enquadram em situações determinadas. Ou seja, de novas teses jurídicas que dão direito a algum tipo de aumento do benefício. E assim, você poderá ingressar com um pedido de revisão no próprio site do INSS.

Leia em seguida: Projeto que prevê pagamento de 14º salário do INSS ainda não está aprovado; Então saiba mais aqui

E como saber se há algum tipo de erro no meu benefício?

Em primeiro lugar, analise a sua carta de concessão e a memória de cálculo do seu benefício. Ou seja, os documentos com todos os dados que foram analisados pelo INSS, inclusive, valores.

E além disso, veja se há algum erro, por meio do INSS ou através do o Processo Administrativo (PA). E ainda, você tem acesso a esse PA através da Central de Atendimento do Instituto: Telefone 135 ou site do Meu INSS.

Leia mais: Saque liberado! R$1164 disponível para aposentados e pensionistas do INSS

Preste atenção ao prazo para pedir a revisão

Como falamos anteriormente, existe um prazo para pedir a revisão. Em regra, o prazo é de no máximo 10 anos, a partir do primeiro dia do mês seguinte ao do recebimento da primeira prestação da sua aposentadoria ou benefício.

No entanto, você pode entrar com o pedido logo após este prazo quando o INSS, na concessão inicial, não tiver analisado um documento já existente e quando houver um documento novo, que nem o INSS e nem mesmo você tinha acesso.

Dessa forma, nas duas hipóteses apresentadas, você poderá pedir a revisão do benefício a qualquer hora, inclusive depois de 10 anos que você começou a receber os valores do seu benefício ou aposentadoria ou mesmo pensão!

Leia mais: É possível aumentar o valor da minha aposentadoria? Veja

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.