HomeCartão de CréditoATENÇÃO! Cartão de crédito pode trazer problemas: Entenda como evitar

ATENÇÃO! Cartão de crédito pode trazer problemas: Entenda como evitar

Com a oferta crescente de cartão de crédito e contas digitais, clientes distantes estão sendo integrados ao sistema bancário. Com essa entrada mais fácil, o consumidor deve ter atenção redobrada para evitar dívidas e fraudes.

Antes de tarefas mais burocráticas e uma série de entraves, o processo de obtenção de cartão de crédito e abertura de conta poderia, em alguns casos, ocorrer com apenas alguns toques no telefone. Não ter algumas tarifas ou pré-requisitos de registro faz parte do bolo de apelo para este novo modelo.

A última edição da Pesquisa de Tecnologia Bancária Febraban traz dados de 2020 que mostram o aumento do número de contas bancárias em canais digitais no país. O número total de contas abertas por esses canais aumentou 90%, de 4 milhões em 2019 para 7,6 milhões em 2020.

A professora Wendy Haddad Carraro, do curso de Ciências Contábeis da UFRGS e coordenadora do Programa de Extensão em Educação Financeira da Universidade. Ela Destacou que esse novo formato de Cartão de crédito inclui mais pessoas no sistema bancário:

— A facilidade de abertura de conta bancária digital e a possibilidade de acesso ao crédito acaba por ser atrativa para quem não tem conta bancária. Os bancos digitais também estão se tornando interessantes porque não cobram taxas e facilitam o acesso C e D.

No entanto, o professor da UFRGS destacou que é preciso mensurar o uso dessas facilidades para evitar a bola de neve da dívida, como comprar e usar vários cartões onde a soma dos limites é maior que a renda.

Leia em seguida: Saiu lista escolha: Qual cartão de crédito é melhor para você

Como aumentar a segurança ao usar o Cartão de crédito e evitar golpes

À medida que a oferta de crédito com base em meios digitais cresceu, também cresceu o número de fraudes. Na semana passada, o GZH noticiou o caso de uma mulher que se envolveu em três golpes envolvendo a concessão de crédito.

O subchefe Joel Wagner, chefe da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), disse que sempre foi importante ser cético em relação a propostas mágicas de Cartão de crédito que tentam agilizar o processo para os mutuários. Segundo o representante, uma taxa para liberar o crédito também é um dos sinais clássicos de fraude.

  • Você tem que procurar agências conhecidas, placas. Por exemplo, não se deixe levar por uma simples ligação do WhatsApp – ênfase, Wagner.

Nesse sentido, a professora Wendy Haddad Carraro também dá algumas dicas para evitar transtornos:

— Recorrendo a um banco regulamentado por um banco central, consulte o site de reclamação do Cartão de crédito para saber a opinião de outros utilizadores sobre a utilização da app e as soluções oferecidas aos clientes. Esteja ciente de como a proteção de dados é apresentada no aplicativo. Por exemplo, se solicitar autenticação biométrica para concluir um pagamento.

Dica Bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.