Home13º Salário13° Salário será liberado para o BPC? Veja agora

13° Salário será liberado para o BPC? Veja agora

A Lei nº 4.439/20 autoriza o pagamento de 13° Salário de dezembro para pessoas com deficiência e idosos maiores de 65 anos que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC).

De acordo com o texto que está sendo analisado pela Câmara, o valor do abono será proporcional ao número de meses em que o BPC for recebido, após 16 dias é considerado um mês completo.

A Garantia de Prestação Continuada garante um salário mínimo mensal para pessoas com deficiência e idosos com 65 anos ou mais que não conseguem sobreviver nem com o sustento de suas famílias.

“Isso significa viver em uma família com renda per capita de até 1/4 do salário mínimo, ou cerca de 260 reais. Existem milhares dessas famílias no Brasil”, deputado Darci de Matos (PSD-SC), autor do projeto .

“São pessoas pobres que enfrentam muitas dificuldades e necessidades em seu dia a dia. Portanto, devemos melhorar a previdência social para essas famílias vulneráveis ​​e aumentar as transferências de renda”, concluíram os autores.

13° Salário para BPC


O 13º salário do BPC, aguardado há muito tempo pelos beneficiários do benefício continuado em dinheiro (BPC), principalmente com a inflação alta e sem reajuste real do salário mínimo, pois várias propostas acabaram rejeitadas.

Globalmente, a proposta apela a pagamentos anuais adicionais a estes beneficiários devido à fragilidade da situação económica.

Assim, embora várias propostas tenham acabado rejeitadas, uma nova lei (PL) 2.348/22, promulgada para fornecer um orçamento anual para os beneficiários do BPC.

Para pessoas com deficiência e idosos acima de 65 anos (ou seja, público a que se destina o BPC/LOAS), o valor recomendado é de até um salário mínimo.

Leia em seguida: Saiba como solicitar um acréscimo de 25% no valor da sua aposentadoria

Atualização sobre o 13° Salário para BPC


O vice-capitão Alberto Neto (PL) redigiu uma proposta para criar e implementar valor agregado para quem aceita o BPC, mas ainda não prevê que será aceito no Congresso.

O PL 2.348/2022 altera a Lei nº 8.742/93 e defende a inclusão de beneficiários nesses abonos, que representam 80% da renda dessas famílias.

As discussões sobre o desbloqueio de pagamentos de valor agregado são defendidas há anos, e os projetos temporários são mais recentes.

Não houve muito progresso e os beneficiários não podem contar com esse valor de pagamento adicional neste momento. No entanto, a aprovação do projeto tem grandes esperanças.

Leia em seguida: Solicite o novo cartão benefício do INSS: Pagamentos liberados

Dica Bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.